Tecnologia

Nova Tecnologia promete recarregar baterias à distância

Já imaginou poder carregar baterias dos  dispositivos sem  precisar de tomadas, cabos, adaptadores, ou ter que utilizar  carregadores por  indução?

Até parece coisa dos Jetsons, não é mesmo?

Se depender do grupo de pesquisas da Universidade de Sejong, na Coreia do Sul, isso está muito mais próximo do que você imagina!

O estudo publicado na revista Opctics Express descreve a tecnoliga de carregamento sem fio, que possibilita transmitir enegeria pelo ar a uma distância de até 30 metros!
O estudo que utiliza o recurso de luz infraermelha, já consegue alimentar sensores de dispositivos com Internet das Coisas.

Se trata de um sistema de transferência de energia óptica sem fio.
Para funcionar são necessários um transmissor amplificado de fibra ótica com capacidade de fornecer até 400mW e utilizando um laser infravermelho se comunica com um receptor instalado no dispositivo que será carregado que se encarrega de converter essa energia em eletricidade comum.

Um sistema de segurança implementado diminui automaticamente a potência do infravermelho se encontrar qualquer tipo de barreira entre o transmissor e o receptor. Quando isso acontece, é emitida uma luz de baixa intensidade que é incapaz de gerar qualquer dano às pessoas que por ventura passem por ali.

A eficiência da tecnologia ainda é considerada insuficiente para alimentar dispositivos mais robustos assim como smartphones, tablets e notebooks, mas já poderia substituir, por exemplo, o uso de cabos de energia em fábricas — cortando, assim, os custos com manutenção e diminuindo o risco de incêndios.

O líder da pesquisa, Jinyong Ha,